O encontro inaugural do projeto Rede de Estudantes pela Inclusão, aconteceu no dia 15 de março de forma acolhedora e rica. Foi o momento de todos os estudantes das quatro escolas participantes, EMEF Brigadeiro Correia de Mello; EMEF Educandario Dom Duarte; Gracinha e EMEF Julio Mesquita, se conhecerem e realizarem as primeiras interações e trocas de experiências.

Os mediadores do projeto se apresentaram e contaram um pouco de como os demais encontros iriam funcionar. Lá mesmo já surgiram diversas duvidas e ansiedades sobre o “produto final” do projeto: As ações nas escolas. Foi um começo animado e cheios de expectativas.

Para introduzir o assunto “Educação Inclusiva”, os mediadores optaram por começar acendendo uma faísca nos estudantes sobre o impacto que as primeiras impressões têm na construção das nossas relações com os outros. Para isso, sugeriram uma dinâmica em que todos deveriam falar duas frases verdadeiras e uma falsa sobre si mesmo, deixando que os outros estudantes adivinhassem, apenas com as informações da primeira impressão, qual era a afirmação falsa.

A dinâmica resultou em muitas reflexões sobre como as primeiras impressões podem nos impedir de conhecer de verdade as pessoas, que às vezes se déssemos a oportunidade, acrescentariam muito nas nossas vidas, pois impressões são rasas e na maioria das vezes não são verdadeiras. A partir das discussões, reflexões e trocas de experiências, os estudantes chegaram à conclusão de que vale a pena conversar e interagir antes de deixar um pré-julgamento atrapalhar qualquer relação.

Por último, para fechar o primeiro encontro de maneira muito sensível e participativa, os estudantes através de uma nuvem de palavras, responderam a pergunta “O que você espera encontrar nesse grupo?”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *