“A educação isoladamente não irá transformar o mundo, mas cada um de nós, numa caminhada coletiva, pode abrir brechas num território onde ciência e poesia dancem juntas, criando um pensamento inovador e produtivo; uma atitude inclusiva, marcando e marcada por nossos atos de linguagem.”
Escritos da criança - Elaine Milman e Carolina Gueberth Viola.
Todo educador que busca tornar sua prática verdadeiramente inclusiva, buscando contemplar a diversidade de seus estudantes, sabe que este trabalho demanda um intenso envolvimento e constante reflexão acerca dos caminhos propostos. Entendemos, portanto, que incluir precisa ser um projeto de todos, não apenas de um professor, de um coordenador ou de uma única escola. É uma construção que demanda criatividade e ampliação de horizontes. A partir desta concepção é que nasce a ideia de uma Rede de Escolas Públicas Municipais pela Inclusão, com a aposta de que é pelo e no coletivo que o projeto de uma escola plural pode ganhar força e forma. A ideia é não perder de vista outros caminhos possíveis, outras questões inspiradoras e, principalmente, a sensação de que os educadores não estão sozinhos nesta jornada.
Neste Site contamos um pouco do trabalho desenvolvido por essa Rede. Ela se iniciou como um espaço de troca e reflexão sobre as práticas inclusivas no ensino remoto, durante a pandemia de Covid 19, alimentando e fortalecendo o saber dos educadores. Buscou, também, ampliar as possibilidades de atuação, pressupondo uma transformação social, cultural, educacional e pessoal. Este primeiro projeto foi financiado por meio de uma parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, via Secretaria da Pessoa com Deficiência.
Ao longo do projeto, oferecemos um espaço de escuta para os desafios do cotidiano escolar, construindo coletivamente novas oportunidades de resolução de problemas. Por meio dos encontros pudemos recolher e compartilhar, entre as escolas presentes, novas práticas de atuação que surtiram efeitos positivos na aprendizagem dos alunos, estimulando ações com foco na diminuição das barreiras existentes ao acesso à aprendizagem.
Com esta plataforma de divulgação de materiais e experiências, pretendemos alcançar um número mais amplo de educadores, pois qualquer um poderá se beneficiar dos materiais aqui presentes e se inspirar com experiências tão potentes! Além disso, entendemos que os educadores que participaram do projeto podem, źatravés do Blog, compartilhar também em suas escolas e regiões saberes constituídos por meio do envolvimento no projeto trazendo amplitude e visando a replicabilidade da Ação. O projeto em parceria com a Prefeitura de São Paulo foi um projeto piloto e esperamos poder fazer crescer cada vez mais essa Rede!
Bem vindos à Rede de Escolas Públicas Municipais pela Inclusão!