Caso: Escola Municipal José de Calasanz
O caso, a ser apresentado, diz respeito a uma experiência vivenciada, na gestão de uma escola municipal de Belo Horizonte.
Nesta escola tive oportunidade de trabalhar em sala de aula e também na gestão escolar.
Localizada num bairro pobre, a escola foi o produto do Orçamento Participativo, organizado e defendido pela comunidade escolar. O prédio era novo e efetivamente estávamos construindo a história da escola. Iniciamos recebendo estudantes da educação infantil, a partir de 3 anos, ao 6° ano.
O grupo de professores era composto de professores advindos de outras escolas e também novos egressos na Rede Municipal.
- Desafio: efetivar a inclusão escolar dos estudantes com deficiência advindos de outras escolas
- Motivação: conhecer os estudantes e identificar quais asn suas necessidades no contexto da escola; grupo novo, aprendendo com o novo
- Inicialmente “fomos convocados” a pensar sobre um estudante com quadro de autismo severo. Uma criança muito dócil, que gostava muito da escola e que, apresentava dificuldades na interação, na autonomia e na comunicação.
- Analisando a participação dos nossos estudantes com deficiência nos diversos espaços da escola, bem como, nossas práticas pedagógicas e os desafios na aprendizagem, começamos a nos perguntar quais as nossas reais necessidades e desafios em relação à inclusão escolar. Numa reunião coletiva de professores discutimos sobre a questão e pensamos em um projeto que pudesse envolver toda escola e a comunidade
- Nossas ideias foram tomando forma e nasceu o projeto de práticas inclusivas na escola. Este projeto foi apresentado para toda escola e tinha como foco ampliar a inserção dos estudantes nas atividades escolares.
- Professora de educação física, abraçou a proposta da escola e propôs o projeto Práticas Corporais Circenses, onde trabalhou com a corporeidade buscando as interações do grupo e a valorização individualizada e coletiva do potencial de cada um.
- O trabalho foi muito interessante e a participação de nossas crianças foi muito valorizada e desconstruindo os mitos em relação a deficiência.
- O projeto da escola culminou numa apresentação para a comunidade das discussões produzidas na escola e uma apresentação circense coordenada pela professora de educação física.
- Envolvidos: toda escola
- Impactos: grande experiência para todos os professores, estudantes e para a comunidade.
- Verificamos uma aproximação grande entre os estudantes, uma inquietude dos professores(valores e crenças), aproximação com a comunidade.
- Frutos: Encontros quinzenais com as famílias(escola de pais) para debates e reflexões para a construção do projeto politico pedagógico da escola